BASQUETEBOL



A história do basquetebol tem praticamente origem com o aparecimento do homem na terra. A sua sobrevivência resultou dos meios que dispunha: a caça e a pesca. Mas para o conseguir o homem teve de correr, nadar e arremessar. Estes devem ter sido os primeiros exercícios físicos de natureza individual, que através dos tempos se foram desenvolvendo e aperfeiçoando até chegarem às formas colectivas, surgindo como uma forma de preparação na defesa das comunidades. A partir deste momento terão aparecido os jogos (Albano, 1978).

   Estudos realizados sobre os costumes dos índios norte-americanos revelaram que os Mayas (séc. VII a.C.) jogavam um jogo parecido com o basquetebol, o “Pok-ta-pok”. O campo de jogo, tinha a limitá-lo paredes que nos topos dispunham de uma argola de pedra colocada na posição vertical a determinada altura do solo. O jogo consistia em fazer passar através dessas argolas um objecto com a forma de uma bola.

Foi nos Estados Unidos, no Instituto Técnico de Springfield, que em 1891 surgiu o basquetebol. Situada numa zona muito fria, Springfield, encontra-se coberta a maior parte do ano por gelo e neve, tendo a prática dos desportos ao ar livre restrita a um curto período de verão. Com o objectivo de ultrapassar esse inconveniente, e porque notava que os alunos do seu Instituto sentiam pouca predisposição para os trabalhos de ginásio, o director da secção de educação física deste estabelecimento Dr. Luther Halsey Gulick, recomendou aos seus colaboradores que tomassem uma providência para solucionar o problema.O novo desporto a ser criado deveria servir para um grande número de alunos, constituir um exercício completo, atraente e com a capacidade de se adaptar a qualquer espaço.





RESULTADOS CAMPEONATO PORTUGUÊS
PLAY-OFFS

Primeiros Jogos

Segundos Jogos


Último Jogo:




FC Porto vence 'negra' e soma 11.º título

FC Porto acabou com uma 'seca' de seis épocas sem conquistar o título de basquetebol, ao bater o Benfica no 7.º e último jogo dos play-offs.

O FC Porto somou ontem, sete anos depois, o seu 11.º título de campeão nacional de basquetebol, ao vencer o Benfica por 86-76, no Dragão Caixa, no sétimo e último jogo da final dos play-offs da Liga portuguesa.
Vencedora da fase regular e sem derrotas como anfitriã em toda a época, a formação portista, que não ganhava a prova desde 2003/04, venceu a final por 4-3, num confronto em que cada uma das equipas venceu os seus jogos em casa.
No ranking de campeões, o Benfica, que havia ganho as duas últimas edições, continua a liderar, com 22 cetros.